Doação de plasma para Covid

Doação de plasma para Covid

As pesquisas para combater o novo coronavírus não param e uma das estratégias tem sido a doação de plasma para Covid ao instituto Butantã.

O Instituto está recrutando pessoas que já tenham se recuperado da infeção da SARS-Cov-2. A ideia é usar o plasma, a parte do sangue que é rica em anticorpos, para o tratamento de outras pessoas.

A ideia é tornar a pessoa que está doente um pouco mais resistente ao ataque do vírus. Com o plasma de pessoas já recuperadas, o Instituto espera ter resultados bastante promissores.

Como fazer funciona a doação de plasma para Covid

A doação pé feita por meio de uma técnica denominada plasmaférese. A máquina extrai o plasma convalescente e, depois, devolve ao doador os elementos figurados e hemácias.

A grande vantagem desse tipo de processo é que é possível coletar um maior número de plasma. Ainda, diferentemente de uma doação de sangue comum, há pouca perda de glóbulos vermelhos.

O processo não demora mais que uma hora, contando já o tempo da triagem. A coleta em si demora cerca de 40 minutos e é feita em apenas um braço, retirando, centrifugando e devolvendo o sangue.

Esse plasma é transplantado para pacientes que ainda não conseguiram desenvolver os próprios anticorpos. Com isso há uma maior possibilidade de resistir à doença.

Quem pode doar?

O Instituto Butantã está à procura de pessoas que queiram fazer a doação de plasma para Covid. No entanto, é preciso atender a alguns requisitos básicos:

  • Ser homem;

  • Estar em boas condições de saúde;

  • Ter entre 16 e 69 anos;

  • Peso superior a 50 kg;

  • Evitar alimentos gordurosos antes da doação;

  • Apresentar documento com foto.

Cumprindo as exigências você poderá fazer a doação do plasma de forma rápida e tranquila. Então, acesse o site do Butantã e veja quais são os hemocentros que participam da campanha.

Mulheres não podem doar

Infelizmente a doação de plasma pode ser feita apenas por homens. Isso porque as gestantes liberam anticorpos específicos que podem causar reações graves naqueles que recebem as transfusões.

Como não é possível ter certeza sobre a gravidez ou não, o Instituto decidiu limitar a doação de plasma para homens. Mesmo assim, a adesão tem sido bastante interessante.

Conclusão

Como você viu, a doação de plasma para Covid é mais uma arma encontrada pela ciência contra a doença. Se você faz parte do grupo que tem as características certas, doe agora mesmo e ajude.